Paisagem linguística da cidade de Maputo (Moçambique), por Perpétua Gonçalves

A paisagem linguística de Maputo é particularmente interessante por várias razões.

Montagem de fotos de Maputo exibida na Exposição “Português de Moçambique no Caleidoscópio” (2019-2020).

Em primeiro lugar, porque, tal como muitas cidades africanas, trata-se de um centro urbano implantado numa zona multilingue, onde converge uma grande variedade de línguas: não só o Português e várias línguas bantu – com maior destaque para o Changana e o Ronga – mas também, o Inglês devido ao facto de Maputo estar numa zona de circulação de agentes económicos e de turistas dos países vizinhos. A este mosaico de línguas, veio ainda juntar-se, mais recentemente, a língua chinesa, fruto do incremento das relações económicas de Moçambique com a China. Todas estas línguas deixam marcas na paisagem linguística da cidade. Na verdade, até muito recentemente, as línguas bantu estavam praticamente ausentes da paisagem linguística de Maputo, começando a ganhar, ainda que timidamente, alguma visibilidade. Portanto, diferentemente do que acontece em muitas cidades do mundo, em que é usada, em geral, uma única língua na escrita urbana, em Maputo, para além dos textos escritos só em Português (Fotos 5, 7, 9), há aqueles em que várias línguas se combinam, sendo usados, normalmente, o Português e uma outra língua (Inglês, Changana ou Ronga, Chinês). (Fotos 1, 2, 3, 4, 6, 8, 10, 11).

Uma outra particularidade da paisagem linguística de Maputo tem a ver com a ortografia da língua em que são escritos, caracterizada por diferentes tipos de erros. Alguns destes erros parecem ser devidos a falta de conhecimento, por parte dos autores dos textos, das convenções ortográficas da(s) língua(s) usada(s). (Fotos 5, 6, 11).

Há, contudo, casos em que se trata de “falsos” erros ortográficos, isto é, em que as palavras não estão escritas de acordo com as normas ortográficas, como um recurso estilístico: está neste caso, por exemplo, o uso do “K” em palavras do Português que designam um lugar, em que parece pretender fundir-se a ortografia do Português com a das línguas bantu. (Foto 7)

Foto 7.

Ainda a nível da linguagem, em anúncios escritos em Português, observam-se também alguns recursos estilísticos, que parecem visar uma maior proximidade com os cidadãos, sobretudo os mais jovens. Estão neste caso, por exemplo, o uso de expressões coloquiais, típicas do Português de Moçambique (“O que vais tachar hoje?”) (Foto 8) ou o tratamento por “tu” dos potenciais compradores (“Tens 60 anos/ Terás os vigor…”). (Foto 9).

Um outro aspecto interessante da paisagem linguística de Maputo reside no facto de nela se reflectir, de forma bastante clara, o contraste entre a chamada “cidade de cimento” e os bairros suburbanos. Este contraste manifesta-se, por exemplo, na qualidade das placas e painéis usados para gravar os títulos das lojas, os anúncios sobre serviços, etc. Na cidade de cimento, além de as publicidades serem devidamente autorizadas pelas autoridades competentes, são usados materiais padronizados, que requerem um investimento económico e até tecnológico considerável (Fotos 1, 3, 4, 7, 8). À medida que se avança para a periferia, além de nem sempre terem a devida autorização, os títulos das lojas, os anúncios, etc. são frequentemente escritos nas próprias paredes (Fotos 2, 5) ou em materiais precários (Fotos 6, 9, 10, 11), que requerem um investimento económico relativamente modesto.

Perpétua Gonçalves, 27. 11.2020 (goncalvesperpetua@gmail.com)

Nota da autora: As fotografias incluídas neste artigo estão disponíveis no Arquivo Digital da Paisagem Linguística de cidades de Moçambique (https://www.catedraportugues.uem.mz/galeria-paisagem-linguistica). Para poder aceder à conta do Instagram, a partir do site, é preciso introduzir o seguinte endereço:  @escrita_urbana_palop • Instagram photos and videos.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: